Paraná tem alerta para chuvas intensas nesta terça (16)

16/04/2024 08H55

O Paraná está em alerta para chuvas intensas nesta terça-feira (16 de abril). 

O alerta foi emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a abrange todas as regiões do Estado. Além de índices volumosos de chuva e ventos fortes, há risco de queda de árvores e danos à rede de energia elétrica, conforme o órgão.

O INMET emitiu dois alertas “perigo” para chuvas fortes e potenciais estragos no Estado. O primeiro deles abrangia a porção Oeste do Paraná. Já o segundo alerta de temporal, válido a partir da manhã de hoje, amplia a área de alerta para todo o território paranaense.

Ao longo do dia, o Paraná pode receber acumulados de chuva entre 30 e 60 mm, podendo chegar a até 100 mm em alguns setores, além de ventos intensos, entre 60 km/h e 100 km/h.

O órgão nacional, ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, também reforça o potencial de estragos por conta da chuva. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, ainda conforme o INMET.

FRENTE FRIA AVANÇA

O Simepar também alerta para o risco de chuvas fortes nesta terça-feira (16) no Paraná, por conta de uma frente fria que avança gradualmente pelo Sul do país.

“Teremos mais um dia de tempo bastante instável no Paraná. Pancadas de chuva ocorrem em vários momentos do dia, inclusive com condições para tempestades, ou seja, chuvas fortes, descargas atmosféricas e ventos acima dos 50 km/h. Precipitações devem ser mais significativas no interior do estado”, afirma o meteorologista Samuel Braun.

Deixei seu comentário: