Grandes acumulados de chuva são esperados entre este sábado (7) e terça-feira (10) na região de Curitiba e outras cidades do Paraná, com risco de alagamentos e enchentes, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Veja abaixo dicas de como se proteger de tempestades.
Segundo o meteorologista do Clima Tempo, Guilherme Borges, os acumulados previstos para os próximos dias superam mais que o esperado para todo o mês de dezembro em Curitiba.
Contudo, o maior acumulado deve ser registrado na região sudoeste do estado, que pode ultrapassar 200 milímetros, de acordo com o órgão.
Nas regiões sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e litoral, o acumulado previsto deve ultrapassar os 150 milímetros, com possibilidade de tempestades com raios e ventos fortes.
Na região norte também tem previsão de chuva, mas com menos intensidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de grande perigo também para este sábado, com acumulados que podem ser acima de 100 milímetros e com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Como se proteger de tempestades
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116. Veja dicas de como se proteger:
Mantenha distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
Orientações para desastres
específicos, como vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e tempestade de raios podem ser consultados no site da Defesa Civil.
Deixei seu comentário: